Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

sábado, 15 de novembro de 2014

OPERAÇÃO LAVA JATO - MAIS PRISÕES

Os executivos presos pela Operação Lava Jato nesta sexta

São Paulo – No balanço da sétima fase da Operação Lava Jato, da manhã desta sexta, a Polícia Federal prendeu, ao todo, 18 pessoas - entre elas, quatro presidentes de empreteiras acusadas de envolvimento em esquema de corrupção.

Ao todo, nove empresas são investigadas: Odebrecht , Mendes Júnior, UTC Engenharia , OAS, Engevix, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, Camargo Corrêa e Iesa. Veja o posicionamento de cada companhia sobre o assunto.

Os mandados fazem parte da sétima fase da Operação Lava Jato. Iniciada em março deste ano, a operação investiga esquema de lavagem e desvios de dinheiro. Segundo a Polícia Federal, as empresas investigadas têm R$ 59 bilhões de reais em contratos com a Petrobras.

Quem foi preso

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque está na lista de presos pela Polícia Federal. Ele foi responsável por 12 licitações da obra da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, uma das envolvidas no escândalo de pagamento de propinas e lavagem de dinheiro. Dois executivos relataram à PF que teriam pagado 30 milhões de reais a Duque e a um subordinado dele. O pagamento da propina teria sido feito por meio de bancos no exterior, segundo a revista VEJA.

Das empresas, foram quatro presidentes presos durante a operação: José Aldemário Pinheiro Filho, da OAS;  Ildefonso Colares Filho, da Queiroz Galvão; Ricardo Ribeiro Pessoa, da UTC; e Cristiano Kok, da Engevix.

Otto Garrido Sparenberg, diretor da Iesa Óleo e Gás, também foi um dos executivos presos. Segundo o Estadão, companhia tem contratos com a petroleira e repassou R$ 400 mil para a Costa Global Consultoria e Participações, de propriedade de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal que também foi preso.

Da Engevix, a operação teria detido , além do presidente da empresa, Gerson Almada, um dos vice-presidentes. Segundo a Folha de S. Paulo, também foram presos os diretores Carlos Eduardo Strauch Albero, Newton Prado Júnior e Gerson de Mello Almada.

Da OAS, teriam sido presos também, segundo o jornal O Globo, José Ricardo Breghirolli (que teria sido flagrado em trocas de mensagens com o doleiro Alberto Youssef) e o diretor-financeiro Mateus Coutinho de Sá Oliveira.

A Folha cita ainda a prisão do advogado da companhia Alexandre Portela Barbosa e do diretor-presidente da área internacional da Construtora OAS, Agenor Franklin Magalhaes Medeiros.

O presidente da Queiroz Galvão, Ildefonso Colares Filho, se entregou no fim da tarde. O diretor Othon Zanoide de Moraes Filho também teria sido preso.

Dado Galdieri/Bloomberg Plataforma da Petrobras: Operação Lava Jato investiga esquema de lavagem e desvio de dinheiro ligado à estatal

O presidente da UTC, segundo o Globo, é apontado como coordenador do cartel das empresas que atuavam na Petrobras. A Folha cita também Ednaldo Alves da Silva e Walmir Pinheiro Santana como os presos da companhia.

Erton Medeiros Fonseca é diretor de engenharia industrial da Galvão Engenharia e apontado como principal responsável pelo esquema. Ele também teria sido detido, segundo O Globo.

O vice-presidente da construtora Mendes Júnior, Sérgio Cunha Mendes, deve se entregar ainda na noite desta sexta, de acordo com nota enviada à imprensa. Segundo a Agência Estado, a prisão do executivo já está acertada desde a manhã.

De acordo com a Polícia Federal, quem ainda não foi localizado está automaticamente impedido de deixar o país.

É o caso de Eduardo Leite, vice-presidente da Camargo Côrrea, e Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, apontado como lobista do PMDB junto às empreiteiras.

Ao todo, foram 85 mandados judiciais dentro da Operação Lava Jato, que investiga esquema de lavagem e desvio de dinheiro ligado à Petrobras, que foram cumpridos no Distrito Federal e outros cinco estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco.
Exame.com
Firas Freitas

Mais de Brasil

    As pessoas que invadiram o Residencial Guadalupe, no último domingo (9), ficaram indignadas com as palavras do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que teria classificado a invasão como "coisa de malandro e vagabundo".
    Invasores de condomínio no Rio negam relação com o tráfico

    As pessoas que invadiram o Residencial Guadalupe, no último domingo (9), ficaram indignadas com as palavras do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que teria classificado a invasão como “coisa…
    Agência Brasil
    Viatura leva presos da sede da Polícia Federal para o aeroporto do Galeão.
    Petrobras pede acesso ao processo da Lava-Jato

    Estatal se diz “vítima dos ilícitos em apuração”. A Odebrecht e a Camargo Corrêa fizeram o mesmo pedido
    Agência O Globo
    [Ueslei Marcelino/Reuters]
    Prisões da Lava Jato tornam o clima ainda pior para Dilma

    A presidente Dilma começará seu segundo mandato com situação econômica ruim e clima político instável, agravado pela nova ofensiva da Polícia Federal na Operação Lava Jato
    Exame.com
    Policiais transportam documentos apreendidos nas construtoras na sede da Polícia Federal em São Paulo.
    Empresas investigadas dizem colaborar com investigações

    Juiz responsável pelo caso, no entanto, aponta envio de documentos fraudulentos à Justiça
    Agência O Globo
    Movimentação policial na superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte.
    PF inclui operador do PMDB na Petrobrás em lista de…

    Na 7ª fase da Operação Lava Jato, Polícia Federal tenta prender Fernando Baiano apontado como elo do partido com esquema de corrupção envolvendo contratos da estatal; defesa diz que…
    Estadão
    Policiais federais conduzem 11 presos na Operação Lava Jato da superintendência da PF ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
    Funcionário da OAS procurado pela Polícia Federal está fora…

    O advogado de Pedro Morollo Júnior declarou que seu cliente está em viagem profissional, e não descumprirá a ordem.
---------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.